data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Novo Horizonte (Divulgação)
Equipe daqui usou as cores brasileiras em competição disputada em Montevidéu
A delegação da Sociedade Esportiva Novo Horizonte retornou, no último final de semana, de Montevidéu, capital do Uruguai, onde participou da Copa América Infantil, organizada pela Associação Internacional de Futebol Infantil (AIFI). A competição, disputada na modalidade de futebol 7, foi realizada de 2 a 9 de abril, e a equipe santa-mariense jogou o torneio nas categorias sub-11, sub-12 e sub-13. O Novo Horizonte representou o Brasil no campeonato, tanto que utilizou uniformes inspirados na seleção brasileira e as partidas eram de denominadas Brasil x Argentina, Uruguai x Bolívia, Chile x Paraguai, e assim por diante.
Em meio à Copa América, o Novo Horizonte jogou duas partidas amistosas contra os principais clubes do Uruguai, Peñarol e Nacional.
Time de Santa Maria estreia na Copa América Infantil com única menina do Brasil
Guilherme Ruy, coordenador das categorias de base do Novo Horizonte, comenta sobre a vivência internacional que os atletas tiveram.
- Foi uma experiência não só para o futebol, mas um intercâmbio cultural. Outra língua, outro país, outra alimentação. Tudo muito diferente. No aspecto do futebol, foi importante por enfrentarmos diversas escolas, e conhecermos formas diferentes de jogar o futebol. Serviu para tirarmos aprendizados e trazermos na bagagem lições para executar nas próximas competições - afirma Ruy.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Novo Horizonte (Divulgação)
Atletas, comissão técnica e pais foram recebidos por festa por quem ficou acompanhando de longe
A garotada do Novo Horizonte entrou em campo em três faixas etárias: o time sub-11 foi vice-campeão na Série Prata; a equipe sub-12 garantiu o título na Série Prata; e, no sub-13, foi vice-campeão na Série Ouro.
A delegação retornou a Santa Maria no último sábado e teve uma calorosa recepção de familiares e amigos. No total, viajaram a Montevidéu para a Copa América Infantil, 37 atletas, quatro integrantes de comissão técnica e 25 pais de jogadores.